segunda-feira, 26 de novembro de 2012

No caminho da felicidade.


Sábado fui ao workshop da Mum’s the boss “A arte e a ciência de educar crianças felizes” e adorei.  Eu sabia que estava no caminho certo para ser mãe de uma criança feliz, mas o workshop fez-me consolidar ideias e acelerar o passo.
Deixo aqui três das coisas que aprendi e que já comecei a pôr em prática.

-consequência em vez de castigo
O Pedro passou a fase de arremessar objectos para a fase de os pontapear. Pergunto-me onde vai buscar essas ideias agressivas. Ah, pois, o menino ainda não tem o cérebro completamente formado (private joke para quem esteve no workshop).
Assim, no Domingo, quando começou a pontapear o móvel da sala enquanto brincava com os carrinhos, expliquei-lhe que isso não se fazia, que com isso estragava o móvel e as sapatilhas e que como ainda não sabia brincar junto ao móvel, teríamos que sair dali. Mudei de divisão, o Pedro chorava, eu voltava a explicar e ele entendia bem, porque quando me dizia que queria ir para a sala e eu dizia “não”, ele terminava com a palavra que usa para dizer “pontapé”. Tentei várias vezes, acreditando que aquele “pontapé” era a promessa de que não o faria. Mas fez, até que parou. Mas eu sei que vai continuar. De todo o modo, acho que a consequência em vez do castigo é mais justa, com mais significado e um óptimo contributo para uma criança feliz (ainda que não pareça no momento em que a usamos).

-o toque no momento da ordem
Sinto muitas vezes que falo para o boneco e agora que são tantos lá em casa a coisa complica.
Experimentei uma só vez no Domingo e fez toda a diferença!

-uma actividade a cada dia, porque o que os pequenos precisam é de brincar!
Escolhi 7 actividades, excluindo carros e livros porque isso já faz parte do dia a dia do pequeno sem falhas, uma para cada dia da semana, por esta ordem: plasticina, bolas de sabão, construções, pintura, dança/música, máscaras/fantasias e a surpresa (um livro novo, um brinquedo novo, uma brincadeira nova…). Começaremos hoje e acho que vai ser uma animação, criamos uma rotina para o Pedro, o que lhe é favorável, segundo os entendidos, e óptimo para nós, porque temos um guião a seguir.
Deixo aqui o quadro que preparei para o efeito, com cores para cada dia da semana, estando à procura de autocolantes representativos de cada actividade para colar no dia respectivo.

 

3 comentários:

  1. Gostei da do cérebro! Essa foi das primeiras a ser contadas cá em casa ;)
    A ideia de uma actividade para cada dia parece-me interessante e curiosamente enquanto a Magda ia abordando os temas, no sábado, iam surgindo na minha cabeça várias propostas de actividades... vou juntar tudo e ver se sai algo lúdico e pedagógico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ana,

    fico memso muito contente que tenhas gostado! Muito obrigada pela partilha aqui no teu blogue!!
    Um GRANDE beijinho <3

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o blog. Gostei muito deste post. Agora vou ver o resto e tentar descobrir que idade tem o teu pequeno.
    bjinhos

    ResponderEliminar